Hepatite B
A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB), que foi descoberto em 1965. De todas as hepatites, a Hepatite B é a mais perigosa e é uma das doenças mais frequentes do mundo. Existem cerca de 350 milhões de pessoas com Hepatite B. No entanto, existe uma vacina para a prevenção deste vírus que tem uma eficácia de 95% e esta vacina faz parte do programa nacional de vacinação de 116 países (Portugal incluído). É uma doença que afeta mais o sexo masculino (os homens) e em Portugal calcula-se que existam 150 mil pessoas infetadas com Hepatite B.
Sinais e Sintomas
A hepatite B pode manifestar-se de forma aguda, crônica ou fulminante. As hepatites B agudas podem ser curadas , já as crônicas não têm cura.
Os principais sintomas da hepatite B são: febre, cansaço, falta de apetite, vontade de vomitar, dores abdominais urina castanha e escura, fezes claras como argila, comichão no corpo, pele amarelada e olhos amarelados.
Estes sintomas podem ser sentidos pouco tempo após a infeção ou até mesmo meses e alguns anos após a infeção.
Formas de contagio
O vírus transmite-se através do contacto com o sangue e com fluidos do corpo da pessoa infectada. os principais modos de transmissão são: relações sexuais sem preservativo, gravidez de uma mãe infectada para o seu filho, partilha de agulhas, seringas ou material utilizado na preparação de drogas e que esteja infectado, através de tatuagens, "piercings", acupunctura e perfuração das orelhas, com material não esterilizado, e por partilha de objetos pessoais como escovas de dentes, lâminas de barbear ou outros objetos que possam estar contaminados com sangue de alguém com Hepatite B.
Modos de prevenção
Existe uma vacina para a prevenção da Hepatite B , muito eficaz e que está incluída no Plano Nacional de Vacinação para as crianças e jovens.
Aqueles que não estão vacinados devem usar sempre preservativo nas relações sexuais, usar luvas e