Engenharia dos Materiais
“Lista de exercícios – Seção 1”
1-)O que você entende por curvas TTT e quais as informações importantes encontradas neste gráfico.
R: No diagramas de fases o tempo não é levado em consideração sendo assim as curvas “TTT” estabelecem o tempo e a temperatura para obtenção das microestruturas desejadas. 2-) Qual a importância da curva TTT?
R: Estabelecem o tempo e a temperatura para obtenção de microestruturas desejadas através do diagramas de fases.
3-)Considerando uma transformação isotérmica acima do cotovelo encontramos a microestrutura perlita. Quanto mais perto do cotovelo mais a perlita é do tipo fina, explique por que ocorre tal fato.
R: A morfologia da perlita é diferente dependendo da temperatura de transformação. Resfriamentos próximos à temperatura eutetoide (de austenitização) levam à formação de perlita de maior tamanho de grão e com lamelas (das fases ferrita e cementita) de maior espessura (perlita grossa).
4-)Na questão anterior se a transformação ocorrer em uma temperatura mais acima, ou seja, mais perto da linha A1 a característica mecânica do material será a mesma? Explique tal fato.
R: A diferença não esta no tipo da microestrutura e sim no tipo da granulação, logo para temperaturas superiores ( mais próximas da linha A1) a perlita formada é mais grosseira e quanto mais baixa a temperatura, mas ainda superior a temperatura do cotovelo, mais fina a perlita, portanto material mais resistente.
5-) Ainda com relação as questões anteriores (3 e 4) a quantidade de perlita é alterada com a modificação da temperatura.
R: Quanto menor é a temperatura de transformação, menor é o tamanho de grão da perlita e menor é a espessura de lamela. A razão para tal é que são verificadas baixas taxas de nucleação e altas taxas de difusão próximas a temperatura eutetoide, o que resulta em estruturas relativamente grosseiras. Ao reduzir-se a temperatura de transformação, aumenta-se gradativamente a taxa de nucleação e