Henry Ford
Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works e reparando as ferramentas agrícolas do seu pai, começou a se interessar por motores a explosão. Ford assumiu em 1891 o posto de engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company, de Detroit, e dois anos depois era promovido a engenheiro chefe. Em 1888 se casou com Clara Bryant, à qual o ajudou no Natal a por se 1º motor a funcionar na cozinha de sua casa. No mesmo ano foi apresentado a Thomas Edison que o encorajou a seguir com seus experimentos.
Financiado pelo capital do barão da madeira de Detroit, William H. Murphy, ele fundou a Detroit Automobile Company em 5 de agosto de 1899. No entanto, os carros produzidos eram mais caros e de qualidade inferior ao que Ford desejava, e a empresa fechou em janeiro de 1901 após apenas 12 unidades. Em outubro seguinte, com a ajuda de Harold Wills, Henry construía um carro de corridas com 26 cv os Sweepstakes com o qual venceu na estreia. E incentivava Murphy e outros investidores a formar a Henry Ford Company, o que acontecia no mês seguinte, com Ford como engenheiro chefe. No ano seguinte, Murphy contratava Henry Martin Leland como consultor, o que levou Ford a deixar a companhia rebatizada Cadillac, pois Henry não permitiu o uso de seu sobrenome.
Henry Ford projetou um carro barato, eles alugaram uma fábrica e contrataram a indústria dos irmãos Dodge para fornecer as