HENRY FORD
Votuporanga - UNIFEV
ANA PAULA DALASTRA RA:
JULIANA GALETE RA: 85387
LIZANDRA PAULINO RA:
MAIARA DE SOUZA SILVA RA:
MARYANE DE OLIVEIRA PESSOA RA: 85358
MURILO HENRIQUE DOMINICI RA: 85643
RANIELA RIBEIRO DA SILVA RA:
FORDISMO
“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.” – Henry Ford
Henry Ford foi um importante engenheiro americano, que nasceu em 30 de julho de 1863 e faleceu em 7 de abril de1947 (com 84 anos). Ainda jovem, trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores.
Desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística, onde criou o sistema fordiano que tecnicamente ainda é usado ate hoje.
Utilizou o sistema de concentração vertical produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado, além da concentração horizontal através de uma cadeia de distribuição comercial por meio de agências próprias. Idealizou a linha de montagem, o que lhe permitiu a produção em série, isto é, moderno método que permite fabricar grandes quantidades de um determinado produto padronizado. Na produção em série ou de massa, o produto é padronizado em seu material, mão-de-obra, desenho e ao mínimo custo possível.
Fez uma das maiores fortunas do mundo graças ao constante aperfeiçoamento de seus métodos, processos e produtos. Por meio da especialização e da linha de montagem.
FORDISMO
Ford adotou três princípios básicos:
Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração como emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e rápida colocação do produto no mercado.
Princípio de economicidade : consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matériaprima em transformação. Por meio deste princípio conseguiu fazer com que o trator ou automóvel fossem pagos a sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários.
Princípio da produtividade