Henry Ford
Nascimento: 30 de julho de 1863
Falecimento: 7 de abril de 1947, Fair Lane, Dearborn, Michigan, EUA
Cônjuge: Clara Jane Bryant (de 1888 a 1947)
Prêmios: Ordem de Mérito da Águia Alemã, Medalha Elliott Cresson
Filho: Edsel Bryant Ford
Filiação: William Ford, Mary Litogot Ford
Henry Ford foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos Estados Unidos.
Ainda jovem, trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. Foi nesta época que desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística. Estudou em escolas públicas e, aos 16 anos, tornou-se aprendiz de mecânico em Detroit. Entre 1.888 e 1.889 foi mecânico e, mais tarde, chefe de mecânicos da Edison Illuminating Company.
Em 1.893, conseguiu construir seu primeiro automóvel e, no ano de 1.903, funda a Ford Motor Company, o grande império que conhecemos até hoje. Ford introduziu em sua empresa a técnica da fabricação de automóveis em série, foi assim que começou a utilizar peças padronizadas, reduzindo consideravelmente o custo dos carros até o irrisório preço de 290 dólares no ano de 1.924. Para melhorar a produtividade e a estabilidade dos seus empregados, duplicou seus salários e, desta forma, ser um funcionário da Ford tornou-se um privilégio. Resultado: os lucros duplicaram entre 1.914 e 1.916. É interessante notar que isto ocorreu em plena I Guerra Mundial.
Em 1.908, a Ford Motor Company lança o seu famoso modelo T. Em 1.913, ao começar a fabricação em série, o modelo T era o carro ideal. O curioso deste modelo era que foi fabricado somente com a cor preta de alta duração, fato que barateou os custos. Em 1.918, Ford