HENRY FORD
Carla Adriana Cezar de Moura
Professor-Tutor Externo: Rodolfo Landgraf
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso: Gestão Comercial (GCO 071) – Prática do Módulo I
13/05/13
RESUMO
O presente trabalho enfoca alguns aspectos mais significativos da vida e obra de Henry Ford, da empresa que fundou e que leva seu nome até os dias de hoje e, em conclusão, procura mostrar a importância desta personalidade histórica para a Administração tomando por base as práticas do Fordismo. Palavras-chave: Ford. Prática. Fordismo. Sucesso.
1 INTRODUÇÃO
Ford era chamado por alguns de Senhor trabalho, pois tinha a mente voltada para o mercado. Minha escolha por esse industrial norte-americano deve-se basicamente pelo fato de ter seu nome relacionado á administração científica, dando a ela o status de ciência.
Este status foi alcançado pelo estudo do pensamento de alguns de seus criadores: Taylor, Fayol e Ford, homens que, cada um à sua maneira, contribuíram para a formação dos conceitos que até hoje são reconhecidos sob o ponto de vista acadêmico da administração.
A idéias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época. Foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento ( e por conseqüência, dos produtos), forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho intelectual, uma vez que o operário não precisava pensar apenas fazer seu trabalho com o mínimo de movimentação possível.
Além disso, ele revolucionou o tratamento aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles, segundo Ford ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, o poder de compra aumentaria.
Ford se norteava por alguns princípios, tais como: Fazer as coisas da melhor maneira possível; Distribuir, com clareza as responsabilidades; Escolher os servidores mais