Henrique
Fundação é a parte da construção responsável pela sustentação da edificação. É ela quem transmite as cargas da construção para o solo.
Aconselha-se que a execução das fundações seja realizada no período não chuvoso, que ocorre entre os meses de abril a novembro.
Existem vários tipos de fundações empregadas nas pequenas obras de engenharia. O tipo de fundação a ser adotada depende do solo e da edificação. Em função desses dois elementos é que se define o tipo de fundação mais adequada.
Os principais tipos de fundação podem ser reunidas em dois grupos que são: a) as fundações rasas e b) as fundações profundas
Fundações rasas
As fundações rasas são aquelas que possuem seu apoio pouco abaixo do nível do terreno, transmitindo para o solo, todas as cargas da construção de forma distribuída através da área de sua base.
Elas podem ser executadas sob a forma de baldrame (alicerces) ou sapatas e constituem os tipos de fundações mais utilizadas nas pequenas construções geralmente executadas em terrenos planos e de solo firme.
Baldrames ou Alicerces
Para realizar esse tipo de fundação é necessário escavar uma vala seguindo todas as linhas das paredes da edificação. Essa escavação deve ser realizada com uma profundidade mínima de 40,00cm pois, toda a camada de solo superior a essa profundidade é constituído basicamente de solo orgânico e portanto possui resistência muito baixa.
Na prática deve–se buscar uma camada mais firme do solo para se apoiar o baldrame, mesmo que esta profundidade esteja abaixo dos 40,00cm recomendados. É claro que não se justifica escavar mais que 70,00cm, o que dificulta bastante o trabalho de assentamento dos tijolos.
Os baldrames podem ser executados com cintas de amarração ou sem elas. Recomenda-se emprego da cinta de amarração pois ajuda conter os esforços que possam atuar nos alicerces como os pequenos recalques do solo evitando a formação de trincas nas paredes da