Henrique
- Isaura. É a personagem central do romance. Filha da escrava Juliana e do bom feitor Miguel, Isaura é dócil, formosa, educada, letrada e repleta de dons artísticos. Escrava submissa, ela suporta o assédio de Leôncio, filho do comendador Almeida, porque acredita que só deve se entregar a um homem por amor. Veja a descrição de Isaura:
" Acha-se ali sozinha e sentada ao piano uma bela e nobre figura de moça (...) A tez é como marfim do teclado (...) O colo donoso e do mais puro lavro sustenta com graça inefável o busto maravilhoso. Os cabelos soltos e fortemente ondulados se despenham caracolando pelos ombros em espessos e luzidios rolos."
- Leôncio. O vilão da trama. Filho único do comendador Almeida, o dono da fazenda situada em Campos dos Goitacases (RJ), é uma criança difícil, que cresce e se torna um homem inescrupuloso. Casa-se com a rica Malvina, mais é incansável na perseguição a Isaura. Veja a descrição de Leôncio:
" Mau aluno e criança incorrigível, turbulento e insubordinado, andou de colégio em colégio (...) Matriculado na escola de medicina, logo no primeiro ano enjoou-se daquela disciplina, e como seus pais não sabiam contrariá-lo, foi-se para Olinda a fim de frequentar o curso jurídico. Ali, depois de ter dissipado não pequena porção da fortuna paterna na satisfação de todos os seus vícios e loucas fantasias, tomou tédio também aos estudos jurídicos.
- Álvaro. É i bom moço da história. Conhece Isaura quando esta foge com o pai para Recife. Tornam-se amigos e em pouco tempo a amizade dá lugar a um profundo amor. Por princípio, Álvaro é abolicionista e, como prova, emancipa todos os escravos que eram herança da fazenda de seus pais. Leia algumas características enumerdas pelo escritor sobre