Resenha: A Avaliação da Aprendizagem como Processo interativo: Um Desafio para o Educador
BARBOSA. A. R. Jane; A Avaliação da Aprendizagem como Processo Interativo: Um Desafio para o Educador. Disponível em:< http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/progesus/files/2011/04/BARBOSA-JRA.
Avalia%25C3%25A7%25C3%25A3odaaprendizagemcomoprocessointerativo.pdf>. Acesso em 04 de Dezembro de 2014.
Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005); Mestre em Educação pela Universidade do Grande Rio (1982); Especialista em Administração Escolar, Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Didática do Ensino Superior pela SOMLEY. Graduada em Pedagogia em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e em Orientação Educacional. Tem experiência na área de Educação em nível de graduação e pós-graduação no ensino presencial e à distância, com ênfase em docência e política e administração da educação.
O Artigo analisado refere-se à Avaliação da aprendizagem como processo interativo sendo este um desafio para o educador. A Avaliação é uma pratica importante e necessária na pratica docente, pois por meio dela o trabalho pode-se comparar os resultados obtidos no decorrer no trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos inicialmente, permitindo assim constatar progressos, dificuldades, também, reelaborar o trabalho docente. Reforça-se que a avaliação não se trata somente de aplicações de provas e atribuição de notas.
Aborda-se que a escola responsável não ensina a memorizar, e sim refletir, desperta no aluno a vontade de aprender, aprender a aprender aprendendo como a autora cita. Entende-se a escola como local privilegiado para a construção de conhecimentos e valores, que possibilite a compreensão da sociedade e a organização da ação educacional com vistas à equidade, à autonomia, culminando em inclusão dos indivíduos na vida cidadã.
Salienta-se que a avaliação se aplica no sentido de verificar em que