HENRICK
Aula 01
Você sabe o que são sistemas?
Churchman (1971) define sistema como um conjunto ou combinação de coisas ligadas ou interdependentes, e que interagem de modo a formar uma unidade complexa; um todo composto de partes de uma forma organizada, segundo um esquema ou plano. já Chiavenato (2000, p. 46) apresenta sistema como "qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que a relação entre as partes e o comportamento do todo seja foco de atenção".
Lesca (1996) define Sistema de Informação como o conjunto interdependente das pessoas, da estrutura organizacional, das tecnologias de informação, dos procedimentos e métodos que disponibilizam, em tempo hábil, às organizações as informações necessárias para o seu funcionamento atual e para a sua evolução.
Considerando as definições apresentadas, Sistema de Informação pode ser considerado um conjunto de máquinas, pessoas, métodos e dados que trabalham de maneira organizada e relacionadas entre si com um objetivo a ser alcançado.
Os horizontes da informática são muito amplos. Informação e comunicação formam o binômio de maior poder na sociedade moderna.
Possuir a informação ao alcance, poder levá-la ao destino certo, utilizá-la da melhor forma: eis no que reside, em essência, o sucesso dos empreendimentos, das organizações (VELLOSO, 1999).
O papel dos Sistemas de Informações nas organizações transformou-se com o passar do tempo.
Na década de 50 os sistemas tinham um aspecto meramente técnico, eram Sistemas Contábeis. Nas décadas de 60 e 70 o enfoque foi gerencial. Nas décadas de 80 e 90 os sistemas eram voltados para a tomada de decisão, porém sem a concepção de integração total e de rede. Já no ano 2000 o conceito é de Sistemas Inteligentes aplicado com forte apoio das redes, agilizando a atualização das informações em todos os níveis da empresa, desde o operacional até o executivo. Neste contexto, cada época utilizou uma palavra-chave para descrever a evolução.
Anos 70