ATPS de Administra o
Como pudemos compreender o algoritmo é uma sequência de comandos realizada pelo usuário para a máquina, ou, de uma pessoa para outra, também vimos que antes de qualquer coisa é necessário que o usuário ao fazer um algoritmo tenha conhecimento e compreensão do problema, e um meio de solucioná-lo da forma mais eficaz e com menos esforço humano possível, afinal de contas não é essa a ideia do uso do computador? E para que um algoritmo seja um meio fácil, é necessário que a pessoa que o planeja saiba que objetivo não é fazer com que o computador trabalhe eternamente sobre um problema, talvez até insolúvel em virtude do algoritmo proposto, e sim que a solução seja obtida ou então que seja avisado pela máquina de que o problema é insolúvel. Assim, um algoritmo deve ter um número finito de operações executáveis, num determinado período de tempo, e que consiga detectar a viabilidade de resolver o problema proposto.
Podemos então definir algoritmo da seguinte forma: um algoritmo é uma sequência ordenada e finita de operações bem definidas e eficazes que, quando executadas por um computador termina sempre num determinado período de tempo e que produz uma solução ou que indica que a solução não pode ser obtida.
Pela definição anterior podemos constatar que há uma primeira instrução e uma última instrução, ou seja, um algoritmo tem um princípio e um fim. Ao contrário do que se possa pensar, o conceito de algoritmo não foi criado para satisfazer as necessidades da computação. Pelo contrário, a programação de computadores é apenas um dos campos de aplicação dos algoritmos. Na verdade, há inúmeros casos que podem exemplificar o uso (involuntário ou não) de algoritmos para a padronização e tarefas rotineiras. Por exemplo:
Calcule quanto é o valor de X na equação X-3 = 7
Passo 1: Analisando e entendendo o problema conclui-se que:
É necessário encontrar o valor de X na equação X-3= 7 Passo 2: Encontrar e definir a