Henri fayol
Biografia
Henri Fayol foi um engenheiro francês que nasceu em 1841, em Constantinopla. Ele estudou na Escola de Minas de Saint-Étienne e tornou-se diretor de diversas sociedades de sua especialidade. Uma em especial ele dirigiu de 1888 a 1918, a Société Anonyme de Commentry-Four-chambault et Decazeville.
Naquela época, Fayol estava convencido da necessidade de organizar as pessoas das grandes empresas de uma maneira racional. Desde muito jovem se interessou por estes estudos e chegou a criar uma doutrina, que inclusive leva seu nome.
O fayolismo nasce então da necessidade imprescindível da organização de esforços, logo após a Primeira Guerra Mundial. O Fayolismo nada mais é que uma escola de chefes. Nesse sentido, Fayol colocou a serviço desta ideia sua experiência industrial e teve êxito devido a ter se colocado em lugar ao alcance de todos.
Ele criou o Centro de Estudos Administrativos, em que se reuniam pessoas interessadas na área de negócios comerciais, industriais e governamentais.
Com as suas experiências como gestor à frente da empresa, ele publicou, em 1916, o livro "Administration Industrielle et Générale".
Fayol também foi um dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial, definindo as principais atividades do gestor, que são planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Neste contexto, ele realizou a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial, além de destacar a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança.
Refinando suas conclusões teóricas, ele chegou a 14 princípios gerais sobre a gestão (tema abordado adiante).
Pode se dizer então, que ele foi um dos integrantes da escola clássica de administração e contribuiu para um modelo gerencial com alguns deveres aplicados aos gerentes, obtendo assim uma administração exemplar.
Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol e é caracterizada pela ênfase na estrutura