HENRI FAYOL
Cont...
Podemos lembrar que no período após a primeira guerra mundial, os meios de transportes tiveram enorme expansão com a indústria automobilística, incluindo também as ferrovias e o início da aviação militar, civil e comercial. Os meios de comunicações inclusive, que passaram por enorme expansão do jornalismo e do rádio em ondas médias e curtas; porém o principal fator de expansão que nos propõe a desenvolver este trabalho, foi o surgimento da TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
O fundador desta teoria, conhecido como Henri Fayol (1841-1915) nasceu em Constantinopla, atual Istambul e faleceu em Paris. Viveu as consequências da revolução industrial e da primeira guerra mundial trabalhando em uma empresa de metalúrgica e carbonífera onde fez sua carreira, formado em engenharia de minas, Fayol escreveu o seu livro onde havia conceituado a teoria da administração e o publicou no ano de 1916.
Segundo Fayol, todas as empresas apresentam seis funções básicas, são elas:
1. Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;
2. Funções comerciais, relacionadas com compra, venda e permutação;
3. Funções financeiras, relacionadas com procura e gerência de capitais;
4. Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas;
5. Funções contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;
6. Funções Administrativas, relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
Hoje, as funções básicas de uma empresa na visão de Fayol estão ultrapassadas.
O conceito de Administração para Fayol se define ao ato de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Sendo essas a função do administrador.
Em exemplos, as funções e seus conceitos:
Prever: Conseguir ver o futuro e traçar a programação de ação;
Organizar: Desenvolver o duplo organismo