erosao dos solos
Erosão urbana
Saneamento Ambiental
Aluno:
Londrina
2014
Resumo:
No Paraná, com o clima tropical onde a concentração de chuvas em determinadas data do ano, exige um solo verde e com uma alta permeabilidade, para que o risco de erosão sejam quase eminentes. A erosão urbana é decorrente de uma má infraestrutura das cidades para a captação de águas pluviais. Com um grande índice de construções e a redução das áreas verdes de permeabilidade, causam uma concentração excessiva de descarga de água da chuva sobre o solo, onde causa a sua desagregação e resultam em voçorocas e ravinas.
LONDRINA
2014
Erosão dos solos em Áreas Urbanas no Paraná
A superfície do solo, não castigado, é naturalmente coberta por uma camada de terra rica em nutrientes inorgânicos e materiais orgânicos que permitem o crescimento da vegetação; se essa camada é retirada, esses materiais desaparecem e o solo perde a propriedade de fazer crescer vegetação e pode-se dizer que, no caso, o terreno ficou árido ou que houve uma desertificação podendo dar origem a Erosão.
Exemplificando a Erosão como sendo o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito em nossa região pela água da chuva, pelo vento, pela gravidade, e ainda, pela ação do homem na natureza, o que é mais agravante.
O Processo erosivo, causado pela água das chuvas, tem abrangência em quase toda a superfície terrestre, em especial nas áreas com clima tropical como no Paraná, onde o nível de chuvas são maiores do que em muitas regiões. Por termos um clima tropical, as chuvas se concentram em determinadas datas do ano, o que agrava a erosão. O processo da ação do homem na natureza tende a se acelera á medida que mais terras são desmatadas para a exploração de madeira e ou para a produção agrícola e para construção civil, uma vez que os solos ficam desprotegidos da cobertura vegetal e,