hemotórax
O que é Hemotórax:
Hemotórax é o derrame e presença de sangue na cavidade pleural. É uma membrana dupla, feito um saco, que envolve o pulmão.
É um problema relativamente comum e, na maioria dos casos, está relacionado a traumas torácicos. A identificação e a intervenção terapêutica precoce é essencial para evitar o desenvolvimento de complicações fatais.
Tamanho do Chassi:
Deve se utilizar um filme do tamanho que inclua apenas as estruturas de interesse, no caso, apenas os ápices pulmonares, sendo o tamanho mais utilizado (30 x 40, 24 x 30 ou 35 x 43 variando conforme a estrutura física da pessoa).
Posicionamento:
A radiografia de preferência é a PA, para melhor visualização do pulão;
O exame de raio x pode ser realizado com o tronco do paciente em posição vertical (ortostático), em decúbito dorsal ou semi ortostático.
Causas:
As causas mais comuns do hemotórax são lesões no peito e ferimentos penetrantes. Dentre outras causas podem estar o cancro, uma anomalia no mecanismo de coagulação do sangue, uma cirurgia torácica ou um enfarto pulmonar (morte do tecido).
Até mesmo em um acidente, uma costela pode perfurar o tecido do pulmão ou lesionar grandes vasos, intercostais ou pulmonares, provocando um acúmulo de sangue no espaço pleural.
Sintomas:
Dor no peito
Dificuldade respiratória
Ausência temporária da respiração
Frequência cardíaca acelerada
Ansiedade
Inquietação
Tratamentos:
Os sinais do hemotórax podem ser mostrados pelos seguintes exames:
Raio x do tórax
Análise do líquido pleural
O objetivo do tratamento é estabilizar a situação da pessoa acometida pelo problema, interrompendo o sangramento e removendo o sangue acumulado no espaço pleural.
Pode ser inserida uma sonda através da parede torácica com a finalidade de drenar o sangue, e esse tubo pode ser deixado no local por vários dias. E além da drenagem com o tubo, existem outros procedimentos não muito utilizados como a toracotomia, toracocentese e a fisioterapia