Gerentologia
Fatores motivacionais de idosos praticantes de exercícios físicos: um estudo baseado na teoria da autodeterminação
Simone Teresinha Meurer
Tânia Rosane Bertoldo Benedetti
Universidade Federal de Santa Catarina
Giovana Zarpellon Mazo
Universidade do Estado de Santa Catarina
Resumo
Objetivou-se analisar os fatores e índices motivacionais de idosos participantes de um programa de exercícios físicos e a sua relação com o tempo de participação. Participaram 140 idosos. Para a coleta dos dados utilizouse o Inventário de Motivação para a Prática Regular de Atividades Físicas, duas perguntas abertas sobre o motivo de adesão e permanência no referido programa e ficha de identificação do idoso. Os dados foram analisados com auxílio da estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney (p < 0,05). Verificou-se que a recomendação médica e o prazer foram os principais fatores de permanência no programa. O tempo de prática mostrou-se um fator diferencial para a mudança nas causas da motivação, possivelmente advindas da satisfação das necessidades psicológicas básicas. Destaca-se a importância de conhecer os fatores motivacionais de idosos participantes dos programas de exercícios físicos bem como da realização de atividades que auxiliem no desenvolvimento de aspectos da motivação intrínseca.
Palavras-chave: motivação; exercícios físicos; idoso.
Abstract
Motivational factors in aged practitioners of physical exercises: a study based on the theory of selfdetermination. The objective was to analyze the motivational factors and indices of elderly participants in an exercise program and its relationship to the time of participation. 140 elderly participated in the program.
To collect data we used the Motivation Inventory Practice for Regular Physical Activity, two open questions about the reason of membership and permanence in that programme and identification form for the elderly.
The data were