Desenvolvimento físico e cognitivo na 3ª idade
Cap. 16 – Desenvolvimento físico e cognitivo na 3ª idade * A Velhice Hoje em Dia; * Longevidade e Envelhecimento;
Introdução
No presente trabalho irá ser apresentado dois subtemas referentes ao capítulo 16 do manual “Diane E. Papália & Sally Wenkos olds, Desenvolvimento Humano, A Meia-Idade”.
O primeiro subtema refere-se “A velhice hoje em dia”, onde irá ser retratado o envelhecimento da população e o nascimento/evolução dos conceitos “velhos jovens”, “velhos velhos” e “velhos mais velhos”.
De seguida irá ser apresentado o segundo subtema, referente à “Longevidade e envelhecimento” onde se observará a evolução das “Tendências e factores na expetativa de vida e mortalidade”, “Até que ponto o ciclo de vida pode ser prolongado?”, as questões da “Qualidade versus quantidade de vida”, “Porque as pessoas envelhecem?”, as diferentes “Teorias de Programação Genética bem como as “Teorias de Taxas Variáveis”
* A Velhice Hoje em Dia
* O Envelhecimento da População (Figura 1 - População dos EUA com mais de 65 anos; 1900-2050 (projeção). (US Bureau of Census, 1995)
Figura 1 - População dos EUA com mais de 65 anos; 1900-2050 (projeção). (US Bureau of Census, 1995)
América)
Em 1994 havia cerca de 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos (11 vezes mais que em 1900), passando de 4% a 12,5% da população e a previsão é que até 2050 cerca de uma em cada cinco pessoas será idosa, representando cerca de 80 milhões (U.S. Bureau Census 1995.
Atualmente está-se a assistir a uma “Inversão da Pirâmide Etária”, cujas causas estão associadas a altas taxas de natalidade (baby boom) e imigração em meados do séc. XX, associados ao aumento da longevidade, sobretudo devido aos avanços médico-tecnológicos e mudanças de estilos de vida. Esta inversão traduzir-se-á em alterações do ambiente físico, social, económico e político (tendo a população idosa cada vez mais influente nas eleições e no mercado de