Dreno torax
Roberta Pinheiro
Definiçã o
Toracostomia por tubo, ou drenagem torácica, é um procedimento no qual um tubo é posicionado na cavidade pleural para drenar coleções anormais nessa cavidade.
Objetivo
A drenagem torácica tem como objetivo a manutenção ou restabelecimento da pressão negativa do espaço pleural. Ela é responsável pela remoção de ar, líquidos e sólidos (fibrina) do espaço pleural ou mediastino, que podem ser resultantes de processos infecciosos, trauma, procedimentos cirúrgicos entre outros.
Indicações
✓ Pneumotórax
Simples
A indicação de drenagem da cavidade torácica de pacientes com pneumotórax espontâneo depende da extensão do pneumotórax, das condições pulmonares e da sintomatologia. Algumas vezes pode ser realizada apenas a colocação de catéteres para a re-expansão pulmonar. Mas na maioria dos casos é necessária drenagem torácica, normalmente com uso de drenos entre 16 a 28 F.
Hipertensivo
O pneumotórax hipertensivo pode ser espontâneo, decorrente de trauma torácico ou iatrogênico e ocorre quando o espaço pleural virtual passa a ter pressão positiva pelo aumento rápido de ar coletado na cavidade pleural. Esse aumento da pressão no espaço pleural causa compressão e deslocamento das estruturas mediastinais para o lado oposto. O diagnóstico desta condição é clínico sendo caracterizado por hipotensão sem evidência de perda sangüínea, turgência jugular, disfunção respiratória significativa e cianose. No exame físico, há assimetria do hemitórax acometido, que fica timpânico e com ausência de murmúrio vesicular. O raio-x de tórax é dispensável, mas quando efetuado mostra sinais de hipertensão na cavidade pleural, ou seja, abaixamento do diafragma, desvio do mediastino contralateral e ampliação dos espaços intercostais do lado acometido.
Assim que estabelecido o diagnóstico clínico a toracocentese descompressiva deve ser imediata. Esse procedimento deve ser efetuado com o