dreno de torax
Drenos são tubos colocados no interior de uma ferida ou cavidade. O dreno de tórax tem como objetivo remover o ar, líquido ou sangue alojado entre as pleuras; restaurar a pressão negativa no espaço pleural; reexpandir um pulmão colapsado ou parcialmente colapsado e evitar o refluxo da drenagem de volta para o tórax.
O dreno torácico é aplicado quando ocorre lesão, cirurgia ou qualquer ruptura na integridade dos pulmões ou da cavidade torácica. Estão indicados na presença de hemotórax, pneumotórax, hemopneumotórax, empiema na cavidade pleural, quilotórax e hidrotórax; que são decorrentes de traumas, neoplasias, presença de doença pulmonar, ventilação mecânica e até mesmo falta de vedação do sistema de drenagem.
Cuidados com o Dreno de Tórax *Fixar corretamente o dreno no tórax do paciente com fita adesiva, *Certificar-se que as tampas e os intermediários do dreno estão corretamente ajustados e sem escape de ar. *Manter o frasco coletor sempre abaixo do nível do tórax e o qual deve está mantido dentro de uma solução estéril (selo d'água). *Orientar o cliente a manter o frasco coletor sempre abaixo do nível do tórax e tomar cuidado para não quebrar, caso isto ocorra, ele deve imediatamente pinçar com os dedos a extensão do dreno e o frasco o que evitará a penetração de ar na cavidade pleural. *Drenos do tórax deve ser mantido mergulhado em solução estéril contida no frasco coletor (selo d'água). *O técnico de enfermagem deve atentar para o aspecto do líquido drenado quanto : volume drenado,viscosidade, coloração, qualquer alteração deve ser comunicado imediatamente a enfermeira ou médico. *Observar a oscilação da coluna de líquido no interior do frasco coletor ( deve está de acordo com os movimentos respiratórios do cliente) *Caso haja necessidade de transporte o profissional deve pinçar a extensão apenas no momento da transferência da cama para a maca devendo orientar o cliente a não deitar ou sentar sobre a extensão, a