hemostasia
PLAQUETA EM REPOUSO
Apresenta invaginaçao q formam o sistema canicular. Dentre dessas invaginaçoes há grânulos q vao sair da plaqueta quando ela for ativada. Esses grânulos tem muitas plaquetas q vao facilitar o processo de adesão e agregação plaquetaria .
3 GRANULOS
Grânulos alfa; estão em maior quantidade e dentre deles há proteínas que vao facilitar a adesão da plaquetya ao endotélio. São elas fator von willebrand, fibronectina e vitronectina.
Grânulos densos : armazenan cálcio e adp LISOSSOMOS: armazenam hidolases porem estas tem uma junção especifica no processo de hemostasia.
HEMOSTASIA PRIMARIA
Adesão plaquetaria: primeiro ocorre o estimulo q é a lesão no vaso em sewguida a célula endoteliais expõe o colágeno servindo como uma sinalização para as plaquetas. A plaqueta se liga no colágeno através da GPVI quando isso ocorre o FVW é liberado e se liga GP16 numa forma de fortificar o processo finaloizando assim a adeao plaquetaria.
Ativação plaquetaria: durante esses processo são liberados os outras grânulos para aumentar mais ainda
Adesão plaquetaria: vai se ligar umas a ss outras através do fibrogenio que se lçiga no GP1B3A formando o tampão plaquetario.
HEMOSTASIA SEGUNDARIA
Fatores de coagulação: participam do processo aumentando com a formação da fobrina. Esses fatores de coaguçaçao são proteínas inativas produzidas pelo fígado alguns desses fatores prescisam da vit k para serem ativadas.. na hemostasia