trabalho
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA AUXILIAR: MARIA DA GLÓRIA DA LUZ
PLANO DE AULA ANUAL – 8° e 9° do ensino fundamental; 1° ano do ensino médio.
Objetivos
1) Comparar e perceber semelhanças e diferenças entre diversos gêneros textuais ou discursivos;
2) Reconhecer propriedades de textos ou gêneros que estão se constituindo, como o correio eletrônico e os textos digitalizados;
3) Desenvolver critérios para selecionar gêneros discursivos relevantes para a comunicação;
4) Utilizar diversos gêneros discursivos de forma eficiente e apropriada.
Comentários
É interessante destacar que os gêneros do discurso podem ser caracterizados como modos - ou pontos de vista - diversos de se ler e interpretar o mundo real, em um diálogo contínuo entre gêneros primários e secundários e ainda entre discursos dentro de um mesmo gênero, por meio do contínuo diálogo.
Desse modo, não há como se conhecer o funcionamento e os usos da linguagem, se não ocorrerem igualmente o contato com os diversos tipos de textos/discursos e a compreensão da situação discursiva e do objetivo do autor/enunciador.
Os discursos dos outros são internalizados ou apropriados pelo sujeito e, nesse processo, ocorre à construção de seu próprio discurso e, por que não dizer, de sua própria identidade.
Assim, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, isto é, o aumento dos níveis ou graus de letramento do sujeito, ocorre na medida em este se torna capaz de identificar gêneros discursivos, transitar entre eles e ser autor de seu próprio discurso, como um ato de interação e construção do conhecimento.
Estratégias
1) Realizar um levantamento dos gêneros textuais conhecidos e utilizados pelos alunos. Por meio de perguntas e estímulos, o professor propõe e sugere diferentes tipos de gêneros discursivos, fazendo com que a classe note o contexto de uso de cada um desses gêneros;
2) O professor propõe um gênero discursivo (uma nota fiscal, uma notícia ou um