Hemolitica
Em pessoas saudáveis, os glóbulos vermelhos duram por cerca de 120 dias antes de serem descartados pelo organismo. Na anemia hemolítica, os glóbulos vermelhos no sangue são destruídos antes do tempo normal, sem dar tempo de serem repostos pela medula óssea.
Causas
A anemia hemolítica ocorre quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruidos. anemia hemolítica também tem sua forma autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico identifica erroneamente seus próprios glóbulos vermelhos como corpos estranhos, desenvolvendo anticorpos que atacam as hemácias, destruindo-as muito prematuramente.
O organismo também pode destruir os glóbulos vermelhos devido a certos defeitos genéticos que fazem com que os glóbulos vermelhos assumam formas anormais (como a anemia de células falciformes e anemia hemolítica devido à deficiência de G6PD).
Outras possíveis causas são: Coágulos em pequenos vasos sanguíneos Transfusão de sangue de um doador com um tipo sanguíneo que não corresponde ao seu.
Fatores de risco
Os fatores de risco para anemia hemolítica são, em termos gerais: Exposição a determinados produtos químicos, drogas e toxinas Infecções.
Sintomas de Anemia hemolítica
É possível que uma pessoa não apresente sintomas se a anemia hemolítica for branda. Se o problema se desenvolver lentamente, os primeiros sintomas podem ser: Mau humor Fraqueza ou cansaço mais frequente que o normal Dor de cabeça Problemas de concentração ou raciocínio.
Se a anemia piorar, outros sintomas podem surgir, como: Coloração azul no branco dos olhos Unhas frágeis Tontura leve ao levantar-se Palidez da pele Falta de ar Língua dolorida. Especialistas que podem diagnosticar anemia hemolítica são: Clínico geral Endocrinologista Cardiologista Hematologista Imunologista Infectologista
Tratamento de Anemia hemolítica
O tratamento depende do