HEMOCATERESE
Após 120 dias a hemácia é fagocitada pelos macrófagos do fígado ou baço, ocorrendo a quebra da molécula de Hb dentro dos macrófagos.
Hb -> HEME -> FERRO (reutiliza)
-> PORFIRINA (metaboliza e é excretada) -> GLOBINA (reutiliza)
PORFIRINA -> desdobramento dos anéis de tetrabilimo -> bilirrubina -> bilirrubina lipossolúvel (precisa de uma proteína transportadora, ALBUMINA) -> é lançada na circulação -> +ALBUMINA (faz o transporte até o fígado)
-> entre no hepatoci -> se junta ao ácido glucerônico (por meio da UDP glucoronil transferase) -> após essa junção se transforma em bilirrubina hidrossolúvel (já pode ser secretada) -> através dos canalículos biliares ela vai para a vesícula biliar -> é lançado no intestino (sofre oxidação pelas bactérias do intestino), formando UROBILINOGÊNIO E ESTERCOBILINOGÊNIO.
UDP glucoronil transferase: Junta a bilirrubina lipossolúvel que entrou no hepatoci juntamente com a albumina com o ácido glucerõnico. Após essa junção se transforma em bilirrubina hidrossolúvel.
BILIRRUBINA: É um pigmento amarelado resultante do catabolismo da hemoglobina.
UROBILINOGÊNIO: Uma parte sai nas fezes, a outra retorna ao fígado pelo sistema enteroepático (porta hepática). O que o fígado não consegue captar fica no sangue e quando o sangue é filtrado nos rins esse urobilinogênio é excretado na urina. É UM DOS RESPONSÁVEIS PELA PIGMENTAÇÃO DA URINA.
ACÚMULO DE BILIRRUBINA:
ICTERÍCIA: Coloração amarelada da pele e das mucosas em função do acúmulo de bilirrubina.
Tipos:
Pré HEPÁTICA: ANTES DO FÍGADO
HEPÁTICA: NO FÍGADO
Pós HEPÁTICA: DEPOIS DO FÍGADO
PRÉ HEPÁTICA: É causada por doenças hemolíticas (destruição precoce das hemácias).
DOENÇA HEMOLÍTICA INTRAVASCULAR (DHIV):
-> Ocorre dentro do vaso sanguíneo.
-> Quem chega no macrófago é a HEMOGLOBINA.
A hemácia se rompe dentro do vaso e libera Hb para o plasma, que vai ser transportada pela HAPLOGLOBINA até os macrófagos do fígado ou baço e vão sofrer os mesmos processos de