hemi vertebra
A causa do defeito vertebral está relacionada principalmente a fatores não-genéticos e ambientais no período gestacional. Entretanto, a identificação da verdadeira causa nem sempre é possível. O uso da talidomida e o diabetes gestacional são imputados freqüentemente como fatores ambientais relacionados à deformidade. A tendência genética é fraca nesse tipo de escoliose. Na rara síndrome de Jarco-Levin ou displasia espôndilo-costal (ou espôndilo-torácica) identifica-se um padrão genético autossômico recessivo.
Classificação
deformidade congênita da coluna pode ser por defeito de formação, de segmentação ou por ambos.
Defeitos de formação: são caracterizados por falhas de formação do todo ou de parte de uma vértebra que pode resultar em cunha vertebral, vértebra trapezóide, hemivértebra ou agenesia total.
A hemivértebra é o exemplo mais típico de defeito de formação (FIGURA 403). A forma como ela está relacionada com outras vértebras e o desvio produzido no alinhamento do eixo vertebral são fundamentais para a decisão sobre o tipo de tratamento necessário.
A hemivértebra pode estar relacionada com as vértebras adjacentes de forma segmentada, não-segmentada ou semi-segmentada. A hemivértebra segmentada está completamente separada das vértebras adjacentes por um disco intervertebral normal. A não-segmentada está fundida às vértebras adjacentes ou ligada por um disco rudimentar. A hemivértebra semi-segmentada relaciona-se das duas formas anteriores. De um lado, está separada da vértebra adjacente por um