um mundo
A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea.
Vértebras Cervicais: Um vértebra típica é constituída de um corpo, exceto a primeira e a segunda vértebra e possuem um arco e processos vertebrais. Em geral apresentam processo espinhal bífido e horizontalizado e seus processo transversos possuem forames transversos (passagem de artérias e veias vertebrais). Atlas é a primeira vértebra cervical e o crânio repousa sobre ela. Não tem espinha nem corpo. Consiste apenas de duas massas laterais conectadas por um arco anterior curto e um arco posterior longo. Áxis é a segunda vértebra cervical e recebe esse nome porque forma um pivô (processo odontóide ou dente) em torno do qual o atlas gira, levando consigo o crânio.
Vértebra Cervical
Vértebra Torácica: Suportam costelas e são normalmente em número de 12. Apresentam características especiais que as distinguem das vértebras típicas. O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.
Vértebra Torácica
Vértebra Lombar: Está entre o tórax e o sacro. Os corpos vertebrais são maiores. O processo espinhal não é bifurcado, além de estar disposto em posição horizontal. Apresenta o forame vertebral em forma triangular e processos mamilares. Apresenta um processo transverso bem desenvolvido chamado apêndice costiforme. Pode ser diferenciado também por não apresentar forame no processo transverso e nem a fóvea