vertebras
Atlas - A principal diferenciação desta para as outras vértebras é de não possuir corpo.
Além disso, esta vértebra apresenta outras estruturas:
Arco Anterior - forma cerca de 1/5 do anel.
Tubérculo Anterior Fóvea Dental - articula-se com o Dente do áxis (processo odontóide) Arco Posterior - forma cerca de 2/5 do anel
Tubérculo Posterior Massas Laterais - partes mais volumosas e sólidas do atlas e suportam o peso da cabeça. Face Articular Superior - articula-se com os condilos do occipital.
Face Articular Inferior - articula-se com os processos articulares superiores da 2ª vértebra cervical (Áxis).
Processos Transversos - encontram-se os forames transversos.
2ª vértebra cervical
Áxis - Apresenta um processo ósseo forte denominado Dente (Processo Odontóide)que localiza-se superiormente e articula-se com o arco anterior do Atlas.
7ª vértebra cervical
Vértebra Proeminente - Processo espinhoso longo e proeminente.
Vértebra Torácica:O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.
12ª Vértebra Torácica - Única vértebra torácica com os processos articulares inferiores lateralizados.
Vértebra Lombar: Os corpos vertebrais são maiores. O processo espinhal não é bifurcado, além de estar disposto em posição horizontal. Apresenta o forame vertebral em forma triangular e processos mamilares. Apresenta um processo transverso bem desenvolvido chamado apêndice costiforme. Pode ser diferenciado