Hemenêutica Atualmente
A prática religiosa entre os jovens na sociedade contemporânea sofreu grandes mudanças ao longo da história, o que faz com que a maioria das pessoas não se importe com rituais de fé e, também, se tornem céticas quanto a qualquer religião e ao estudo básico da Bíblia Sagrada. Porém, de acordo com pesquisas amplas sobre a prática do estudo do famoso livro religioso, muitas pessoas se preocupam com os benefícios da interpretação da Bíblia.
De acordo com o site Hemenêutica.com, a principal preocupação de pessoas que resistem à ideia de que a Bíblia precisa ser interpretada é a de que o processo de interpretação da Bíblia poderia dar margem a ideias humanas. Há motivos para esta preocupação. O site relata que quem conhece um pouco da história sabe que várias vezes a Palavra de Deus foi manipulada para apoiar as mais diversas vontades humanas. Desde as cruzadas da época medieval, passando pelas interpretações equivocadas daqueles que apoiavam a escravidão baseando-se em textos bíblicos, e chegando até os dias de hoje, com seitas que enganam e acabam até levando à morte seus fiéis, temos razão em nos preocupar com a deturpação da Palavra de Deus. O próprio começo do primeiro evangelho contém uma interpretação. O Evangelista cita a profecia de Isaías 7:14 a respeito do nascimento do Messias e acrescenta uma frase significante: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). - Mat. 1:23.
A passagem original de Isaías não contém a tradução da palavra Emanuel. Isto foi acrescentado depois por Mateus. Acreditamos que Mateus foi inspirado pelo Espírito quando ele acrescentou esta explicação e presumimos que ele não queria nos induzir a crer que isso fosse parte do texto original. Mas, ainda é verdade que o que ele acaba de acrescentar aqui é uma interpretação. Embora na forma de uma tradução, isto ainda é uma interpretação.
Nos dias atuais notam-se