hematologia
HEMATOLOGIA
2014
1- Características do sangue
O sangue é uma suspensão de celular (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas) em um liquido complexo, chamado plasma, constituído por água, sais minerais, vitaminas, proteínas, glicídios e lipídios. O sangue circula por dentro dos vasos na forma líquida e quando fora do organismo passa para o estado de gel com formação de coágulo, liberando uma parte líquida chamada de soro.
A medida dos glóbulos é chamada hematócrito ou volume globular, e exprime o percentual do volume ocupado pelos glóbulos vermelhos, normalmente o hematócrito tem a porcentagem de: 40% para homens, 54% para mulheres, 47% para as crianças e cerca de 44% a 62% para recém – nascido.
2- Hematopoise
Os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas tem sua origem, após o nascimento, na medula de todos os ossos, mas, no adulto, apenas os ossos chatos compreendem o órgão hematopoiético.
A formação dos glóbulos é dinâmica. A hematopoese é um fenômeno permanente, iniciando – se ao redor do 19º dia de vida intrauterina, a partir do mesotélio, no saco vitelino. Os principais períodos são classificados em:
Mesoblástico: ocorre no saco vitelínico desde o 19º dia até o 6º mês de gestação.
Hepático: inicia por volta do primeiro mês, e torna – se predominantemente na hematopoiese entre o 3º e 6º mês gestacional.
Medular: a partir do 6º ao 8º mês de gestação. Até os cinco anos de idade a medula de todos os ossos do corpo participam do processo. Á medida que os anos avançam, ocorre uma substituição gordurosa na medula dos ossos longos. Na vida adulta somente os ossos da pelve, esterno, ossos do crânio, úmero, fêmur, e costelas são capazes de gerar células sanguíneas.
A produção das células sanguínea pela medula óssea vermelha é resultado da existência das chamadas células – tronco hematopoiéticas. Essas células, sob estimulação apropriada, originam duas linhagens distintas de células: a mielóide e a linfoide.
Linhagem