Trabalho Molusco
TECNOLOGIA – IFPA
CURSO: AGRONOMIA
RAFAEL DA SILVA PINHEIRO
TRABALHO DE ZOOLOGIA
Moluscos de importância agronômica
CASTANHAL
2013INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E
TECNOLOGIA – IFPA
CURSO: AGRONOMIA
RAFAEL DA SILVA PINHEIRO
TRABALHO DE ZOOLOGIA
Moluscos de importância agronômica
Trabalho apresentado ao curso Superior de AGRONOMIA do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPA)– Campus Castanhal como requisito de avaliação para o II NVA.
CASTANHAL
INTODUÇÃO
O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, (cerca de 93 000 espécies viventes confirmadas e até 200 000 espécies viventes estimadas, e 70 000 espécies fósseis) e inclui uma variedade de animais muito familiares. O filo abrange formas tais como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.
Eles são animais de vida livre, que vivem em ambientes terrestres e aquáticos, de água doce ou salgada, possuem corpo mole (mollis= mole), não segmentado, viscoso, com simetria bilateral, podendo existir representantes assimétricos, alguns possuem uma concha, podendo ela ser interna ou externa.
Algumas espécies de moluscos são altamente prejudiciais a agricultura, atuando como pragas em plantas de horta, pomares, jardins, como por exemplo, a cultura do feijoeiro, cafeeiro, bananal, morangueiro, arroz, alfaces, couve e orquidáceas.
Todavia algumas espécies podem servir como controladoras de pragas, como por exemplo, o caracol rajado Oxystyla pulchella pertencente à Bulimulidae, que no nível de quarenta caracóis/planta realiza a limpeza completa da cochonilha dos citros Onlieikipniclonga em ramos e troncos e de dez caracóis/planta proporciona uma eficiente remoção em folhas e frutos.
DESENVOVIMENTO
MOLUSCOS
Este grande grupo, o segundo maior grupo de animais em número de espécies, reúne animais de corpo mole, simetria bilateral frequente, não segmentados, cobertos por um manto