hematologia
No sector de Hematologia do serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Nordeste diariamente presta serviços aos utentes. Este serviço efectua vários parâmetros, entre as quais destacam-se: hemogramas, velocidade de sedimentação, estudo de coagulação e sempre que é solicitado realizam-se esfregaços. Este serviço é responsável pela execução de colheitas venosas de urgência.
Recepção e preparação das amostras
Todos os dias chegam ao Laboratório de Hematologia vários produtos para posterior análise. Os auxiliares de acção médica transportam as amostras até ao Laboratório de Hematologia, fazendo-se acompanhar da respectiva requisição, relativa a cada amostra. As requisições seguem para a secretaria onde se processa o registo de cada amostra no sistema informático, cujo nome é “ Sislab”, permitindo que seja emitida uma etiqueta que consta do número de episódio, número histórico, data, assim como o nome de cada tubo para as respectivas análises solicitadas em cada requisição.
Após o registo, as requisições são entregues, a um Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública, de que é responsável por a identificação das amostras e encaminha-las para os respectivos sectores.
O Técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública verifica se as amostras estão bem colhidas consoante o tipo de análise. O laboratório define critérios para rejeição de amostras, como por exemplo: volume inadequado, hemólise, presença de coágulo, tubo errado, condições de transporte, informação incorrecta/ ilegível no tubo.
O Técnico ao etiquetar os tubos, deve prestar muita atenção, e confirmar a identificação presente no tubo, com o nome que consta na requisição, assim como o número do processo, e do serviço. É de referir que tubos mal identificados, o nome do tubo não coincidir com o nome da requisição acarreta graves problemas, sendo necessário ter uma especial atenção nesta etapa para prevenir a ocorrência de erros.
Os tubos antes de serem encaminhados para