Etica e educação
O objeto da Ética é uma reflexão filosófica, tem como objetivo estudar comportamentos dos seres humanos em sociedade, a moral, tentando perceber as causas de certas atitudes, as circunstâncias dos seus atos, as consequências das acções, os princípios de cada um.
Encontrando respostas através de estudos, o objeto da Ética poderá justificar muitas atitudes, criando assim normas fundamentais para serem aplicadas a nível mundial, como leis, tendo como fundamento apresentar ao ser humano as melhores atitudes, comportamentos a seguir perante uma sociedade.
Tomando como exemplo a lei n.º 51/2012 de 5 de Setembro (Estatuto do aluno e Ética Escolar). Diário da República, nº 172/12 – Iª série. Foram precisas bases para chegar ao consenso de criar esta lei, através do objeto da Ética e perante normas morais do cidadão, intervindo assim na moral de cada um, levando a modificar certos comportamentos morais, devido a uma regra/lei universal.
O objectivo fundamental que define o objeto da Ética é orientar a moral, seguindo comportamentos racionais, permitindo melhores condições de vida, seja em sociedade ou não. Será que é a forma mais correta de proporcionar bons comportamentos numa escola? No meu ponto de vista poderá ajudar a alguns, mas não orienta todos, é impossível saber todas as regras, alíneas, numa lei.
Se é fundamental existir uma orientação escrita que seja obrigatória, porquê que muitos não sabem os seus direitos e deveres? Fazia sentido se fossem obrigados a ler no contexto escolar, ai talvez os alunos pudessem ponderar mediante suas avaliações e atitudes morais.
Contudo a tentativa de mudar a mural dum estudante não está ao alcance de todos, não está a ser incentivada a leitura deste tipo de documentos logo na primária, faria sentido se numa disciplina de Educação Moral, fosse um dos temas a trabalhar, visto a Ética ter como prepósito a orientação de cada estudante, cada ser humano.
É importante