Helmintos
Helmintos são vermes parasitas que causam uma grande variedade de doenças infecciosas, alguns dos quais envolvem o sistema músculo-esquelético. Helmintos podem ser classificados em nematódeos ou lombrigas, surgimento ou Platelmintos e cestodes ou achatados.
Os helmintos estão incluídos no Reino Animalia e são distribuídos nos filos Platyhelminthes, Nematoda e Acanthocephala.
Filo Platyhelminthes
São representantes mais inferiores dos helmintos, os quais se caractreizam por apresentarem simetria bilateral, uma extremidade anterior com órgãos sensitivos e de fixação e uma extremidade posterior; pela ausência do exoesqueleto ou endoesqueleto; são achatados dorsoventralmente, sem celoma, com ou sem tubo digestivo, sem ânus, sem aparelho respiratório, sistema excretor tipo protonefrídico, com tecido conjuntivo enchendo os espaços entre os órgãos.
Podem ter vida livre, ectoparasitos ou endoparasitos.Os platemintos parasitos foram incluídos no subfilo Neodermata, que é composto pelas classes Trematoda, Monogenea e Cestoda.
Classe Trematoda
São principalmente endoparasitos.Os adultos não possuem epiderme e cílios externos; corpo não segmentado e recoberto por uma cutícula; com uma ou mais ventosa; presença de tubo digestivo;ânus geralmente ausente; hermafroditas ou não, evoçução no mínimo dois hospedeiros.
Habitualmente são achatados dorsoventralmente, ás vezes recurvados, com fase ventral côncava, de contorno oval ou alongado; outras vezes parecem volumosos, com extremidade posterior alongada e a anterior afilada e truncada, ou então globulosos e recurvador dorsoventralmente.
A classe Trematoda compreende dois grupos de parasitos: Aspidogastrea e Digenea. Os trematódeos digêneos possuem órgãos de fixação comumente representados pelas ventosas orais e acetábulo. O corpo é revestido por uma cutícula de natureza acelular, possivelmente resultante de células mesequimais, pode apresentar lisa ou com espinhos ou escamas, recobrindo o corpo ao todo ou em