Helmintos
– Helminto – do grego hélmins = verme = intho = dentro e refere-se a um entozoário ou verme intestinal.
NEMATÓDEOS Os nematódeos endoparasitas do ser humano reúnem mais de cinquenta espécies, podendo o corpo alongado e cilíndrico desses possuir tamanho variado entre 1 milímetro e mais de 1 metro de comprimento.
Entre as principais parasitoses destacam-se: Ascaridíase agente etiológico Ascaris lumbricoides,
.Ascaridíase →é a helmintose mais comum em seres humanos. verme que vive e se reproduz no trato digestivo humano (intestino delgado). Mede, quando adulto, aproximadamente cinquenta centímetros. TRANSMISSÃO ocorre pela ingestão de ovos infectantes deste helminto, contidos no solo, na água ou nos alimentos contaminados com fezes humanas. Poeira e insetos (moscas e baratas) podem veicular mecanicamente os ovos infectantes.Foi verificada a contaminação do material subungueal (material presente debaixo das unhas), com ovos de Ascaris.
Ocorre no mundo inteiro, sendo mais comuns em áreas tropicais e subtropicais com baixo nível de saneamento básico.
SINAIS E SINTOMAS pode causar dor abdominal, diarreia, náusea (vômito) e anorexia (distúrbio alimentar), causando também obstrução intestinal conforme a grande quantidade de vermes; bronquite e pneumonia quando as larvas migram para o pulmão.
A forma infectante para os humanos é L3 dentro do ovo, que pode permanecer vários meses no solo antes de ser ingerido pelo hospedeiro.
Após a ingestão, os ovos contendo a L3 atravessam todo o trato digestivo e as larvas eclodem no intestino delgado.
A eclosão ocorre graças a estímulos fornecidos pelo hospedeiro, como presença de agentes redutores, o pH, a temperatura e principalmente a