heidegger o que é a filosofia
Martin Heidegger
Que é isto – A Filosofia?
Tradução: Ernildo Stein (actualização ortográfica do organizador)
Edição: ACRÓPOLIS http://br.egroups.com/group/acropolis/
Copyright: Domínio Público
-------------------------------------------------------------------------------QU’EST-CE QUE LA PHILOSOPHIE?1
COM ESTA questão tocamos um tema muito vasto. Por ser vasto, permanece indeterminado. Por ser indeterminado, podemos tratá-lo sob os mais diferentes pontos de vista e sempre atingiremos algo certo. Entretanto, pelo facto de, na abordagem deste tema tão amplo, se interpenetrarem todas as opiniões, corremos o risco do nosso diálogo perder a devida concentração.
Por isso devemos tentar determinar mais exactamente a questão. Desta maneira, levaremos o diálogo para uma direcção segura. Procedendo assim, o diálogo é conduzido a um caminho. Digo: a um caminho. Assim concedemos que este não é o único caminho. Deve ficar mesmo em aberto se o caminho para o qual desejaria chamar a atenção, no que segue, é na verdade o caminho que nos permite levantar a questão e respondê-la.
Suponhamos que seríamos capazes de encontrar um caminho para responder mais exactamente à questão; então levanta-se imediatamente uma grave objecção contra o tema do nosso encontro.
Quando perguntamos:
Que é isto – a filosofia?, falamos sobre a filosofia. Perguntando desta maneira, permanecemos, num ponto acima da filosofia e isto quer dizer fora dela. Porém, a meta da nossa questão é penetrar na filosofia, demorarmo-nos nela, submeter nosso comportamento às suas leis, quer dizer, “filosofar”.
O caminho da nossa discussão deve ter por isso não apenas uma direcção bem clara, mas esta direcção deve, ao mesmo tempo, oferecer-nos também a garantia de que nos movemos no âmbito da filosofia, e não fora e em torno dela.
O caminho da nossa discussão deve ser, portanto, de tal tipo e direcção que aquilo de que a filosofia trata atinja a nossa