HE & municipalização
Incorporado pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus em setembro de 2007, o hospital teve origem no começo da década de 80 para atender à população que se instalou na região para a construção da Usina Hidrelétrica Porto Primavera, hoje chamada UHE Engenheiro Sérgio Motta.
Totalmente destinado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é o único hospital em um raio de 270 km, localizado numa região marcada pelos conflitos agrários, em meio a mais de 150 assentamentos rurais. A instituição conta com pronto-socorro e médicos especialistas, 24 horas ao dia. O hospital ainda realiza exames e consultas ambulatoriais de segunda a sexta.
Desde quando a Associação assumiu a administração, os profissionais da equipe de trabalho foram regularizados, a estrutura do hospital foi reformada e adequada para oferecer mais qualidade aos pacientes e novos equipamentos foram adquiridos e implementados.
http://www.franciscanosnaprovidencia.org.br/associacao/nossasobras_detalhes/25/Hospital-Regional-de-Porto-Primavera---OSS
Municipalização
Estratégia adotada no Brasil que reconhece o município como principal responsável pela saúde de sua população. Municipalizar é transferir para as cidades a responsabilidade e os recursos necessários para exercerem plenamente as funções de coordenação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria da saúde local, controlando os recursos financeiros, as ações e os serviços de saúde prestados em seu território. O princípio da descentralização político-administrativa da saúde foi definido pela Constituição de 1988, preconizando a autonomia dos municípios e a localização dos serviços de saúde na esfera municipal, próximos dos cidadãos e de seus problemas de saúde. O Brasil apresenta