comunicação
A comunicação é muito importante para os humanos, é a partir dela que expressamos nossas necessidades, emoções, idéias, dúvidas, opiniões e compartilhamos histórias. O ato de se comunicar está presente desde a antiguidade, existem diversas formas de comunicação que vão desde gestos, sons, escrita, falas e até pintura; por meio delas o homem interage com os seus semelhantes e a sociedade.
O processo de comunicação é constituído por três elementos fundamentais: o emissor (é o individuo que pretende comunicar algo), a mensagem (é a idéia ou a opinião que o emissor deseja passar) e o receptor (é a entidade que recebe a mensagem). Cada um deles é responsável por uma etapa do processo, entretanto o processamento das informações nem sempre é correto, ou seja, podem existir falhas na comunicação em certas ocasiões.
O verbo “comunicar” não é sinônimo de “informar”, ambas as ações são completamente diferentes, a comunicação vai além de transmitir informações com o intuito de que elas cheguem ao receptor, ela envolve atitudes, expressões e deve ser recíproca. A realização do processo de comunicação depende do meio e do canal, que é por onde a mensagem irá circular e cabe ao receptor decodificar a mensagem emitida pelo emissor, dentro deste processo existem os ruídos e o feedback, que é a reação do receptor em relação a mensagem.
A situação ou o contexto possuem uma forte influencia sob a comunicação, por isso muitas vezes existem os ruídos que em outras palavras são obstáculos que provocam desvios na transmissão da mensagem, as causas dessas interferências estão ligadas a linguagem inadequada, excesso de barulho, um mal entendido por parte do receptor, falta de clareza por parte do emissor e temas que não estão relacionados com o assunto que está sendo tratado, dessa forma prejudicando o processo de comunicação.
O vídeo que foi mostrado na aula está relacionado com a falha na comunicação pelo seguinte motivo, a mensagem foi decodificada