HCl e HClO4
Obtenções:
O processo de fabricação do ácido clorídrico deve ser feito com muito cuidado por este ser bem reativo. Pode ser obtido de duas formas no meio industrial: Fazendo a mistura do ácido sulfúrico com cloreto de sódio, assim formando ácido clorídrico e sulfato de sódio. A outra forma é aquecer a altas temperaturas o gás hidrogênio com o gás cloro, deste modo obtendo a forma pura do ácido, o mesmo também tem grande facilidade de se dissolver em água permitindo a confecção da solução HCl.
Utilizações:
O ácido clorídrico tem varias utilizações no meio industrial e até mesmo em casa, como :
*Na extração de petróleo, sendo introduzido no bolsão rochoso dissolvendo parte das rochas.
*Limpeza de metais oxidados, pisos, paredes de pedra ou azulejos.
*É um catalizador em reações orgânicas que precisam ser feitas em ph baixo.
*E até em nosso próprio orgânismo, estando presento no suco gástrico.
Uma curiosidade é que a azia é ocasionada pela alta produção do ácido em questão, e que pode ser aliviada com a ingestão de bases.
HClO4
Obtenções:
Duas formas de se obter o ácido perclórico, atravez de uma solução de perclorato com ácido sulfúrico concentrado, assim conseguindo o ácido perclórico em forma diluída, ou então misturando ácido nítrico com perclorato de amônio, obtendo o ácido em questão e óxido nitroso.
Utilizações:
É utilizado na produção de herbicidas por ser nocivo a plantas, também é utilizado na fabricação de explosivos por ser um forte oxidante. Em algumas reações, pode ser ser útil na eliminação da água e deve ser manuseado com extremo cuidado, pois se entrar em contato com materiais orgânicos pode acabar