hayworth
A Haworth Incorporated, sediada em Holland, Michigan, é a segunda do mundo na fabricação e design de móveis para escritório e outros locais de trabalho. A empresa oferece uma linha completa de móveis conhecidos pelo design inovador, incluindo escrivaninhas, cadeiras, divisórias, armários e arquivos. A Haworth atua em mais de 120 países, com 9 mil funcionários, 40 unidades fabris, 60 showrooms e mais de 600 revendedores independentes ao redor do mundo.
A empresa foi particularmente bem-sucedida durante o período de prosperidade econômica no fim da década de 1990, que estimulou a demanda por novos escritórios e locais de trabalho. Mas levou um duro golpe com a onda de falências das pontocom, pois essas empresas inundaram o mercado com produtos seminovos da Haworth.
Em 2002, para realinhar os custos com a receita decrescente, a Haworth iniciou uma ambiciosa revisão de seu sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos. As 15 fábricas da Haworth na América do Norte estão situadas nos estados americanos da Carolina do Norte, Arkansas, Michigan, Mississipi e Texas e nas províncias canadenses de Ontário, Alberta e Quebec. Essas fábricas abastecem centros de distribuição localizados em Michigan, Pensilvânia, Geórgia e Arkansas. A Haworth precisava coordenar o atendimento de pedidos, a partir de vários centros de distribuição, com produtos recebidos de todas essas fábricas. Os centros de distribuição, por sua vez, precisavam comunicar-se com as fábricas de maneira eficiente para planejar melhor o processamento dos pedidos.
O sistema de distribuição da Haworth era um antiquado aplicativo localizador baseado em mainframe, capaz de lidar apenas com os dados de estoque de um único armazém, sem diferenciar uma fábrica da outra. Por sua vez, cada centro de distribuição usava uma versão diferente do sistema, conforme o sistema computacional com o qual ele fazia interface. Como o sistema não