Relatório técnicas de separação
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS: FILTRAÇÃO E EVAPORAÇÃO
APUCARANA/PR
2014
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS: FILTRAÇÃO E EVAPORAÇÃO
Relatório apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Química – Aula Prática, ministrada pela Prof.º , no curso de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Câmpus Apucarana.
APUCARANA/PR
2014
1 INTRODUÇÃO
A base da química é o estudo matéria, que é qualquer coisa que ocupa espaço e possui massa. A matéria pode se encontrar de várias formas: como o conjunto de apenas um tipo de composto, que é chamado de substância pura ou como a junção de mais de um tipo de composto, chamado de mistura.
Na química é necessário o uso de substâncias no modo puro para poder desenvolver pesquisas, mas na natureza não é comum a existência dessas substâncias puras. Desse modo é preciso desenvolver alguns mecanismos para poder separar os compostos que estão misturados.
Esses mecanismos são fenômenos físicos, ou seja, não mudarão as características dos elementos. Os métodos de separação estudados neste relatório são filtração e evaporação.
A filtração é o método usado para separar dois compostos, sendo um fluido (líquido ou gás) e outro um sólido, usando um meio poroso que possa passar e o fluido e reter o sólido. Esta separação pode usar uma pressão ambiente ou uma pressão menor, podendo acelerar o processo.
A evaporação é usada para separar misturas homogêneas, que são geralmente constituídas por um solvente e um soluto. Ela acontece com a vaporização do solvente por meio do calor do ambiente ou de algum outro mecanismo para acelerar o processo, e ao vaporizar,