moda anos 40 50
Como já se sabe, a moda é uma reciclagem de antigas tendências, transformadas e adaptadas continuamente. Sempre em busca de influências passadas, a moda dos anos 40 está cada vez mais em alta no dia a dia da mulher. Inspirada em uma época em que a mulher era extremamente feminina, vaidosa e que buscava explorar o que havia de melhor em seu próprio erotismo, a moda dos anos 40 é, com certeza, uma tendência a se seguir.
Após a forte onda da moda Rock dos anos 80 e 90, os looks passados, mais precisamente oos das décadas de 40 e 50, voltaram aos poucos para as passarelas das grandes marcas mundiais. Atualmente, muitos estilistas já afirmaram que o vintage está vivendo um momento revolucionário no mercado fashion.
Christian Dior, em 1947, foi pioneiro das saias rodadas e compridas, da cintura fina, das luvas e dos sapatos de salto alto. Inspirando inúmeras coleções seguintes, os traços se perpetuaram ao longo das décadas. Como no caso da Lanvin, que realizou uma coleção para a famosa loja de departamento americana H&M, na qual peças com a cintura alta marcada, os saltinhos mais femininos com fitas, babados modernos e a saia rodada foram marcas registradas da coleção. Outra marca que investiu no look vintage foi a britânica TopShop, que abusou dos vestidinhos e das saias rodadas nas sua coleção de verão 2013.
Em meio à explosão da volta dos anos 40, criou-se o conceito “New Vintage”, idealizado por Yves Saint Laurent e Stefano Pilati. Com produtos ecologicamente corretos, feitos com tecidos não utilizados do acervo da fábrica YSL, a coleção buscou adaptar os tecidos às silhuetas clássicas da marca.
No entanto, é importante que se destaque que a essência da moda “anos 40” é, na verdade, a busca da feminidade da mulher, que em meio à correria do dia a dia, está cada vez mais sem tempo para investir nas pequenas coisas. É a exposição da beleza feminina através da moda clássica e sutil da década de 40, adaptada para uma mulher