havaianas
O Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e Cosméticos, à frente de gigantes como a China e atrás apenas de Estados Unidos e Japão. Segundo os últimos dados disponíveis, o setor faturou cerca de 42 bilhões de dólares no país, representando um crescimento de 87% nos últimos 7 anos.
Oportunidade Nesse ritmo, o Brasil deve alcançar a vice-liderança no consumo mundial de cosméticos até 2017. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), os lançamentos e as novas apresentações de produtos são responsáveis por 35% do faturamento bianual do setor de cosméticos no Brasil.
Ameaça Porém, pelas mesmas razões, o mercado brasileiro se tornou altamente competitivo e a inovação é o único caminho para as empresas que não querem perder participação frente à concorrência. A cada quatro anos as empresas precisam reformular quase completamente seus portfólios, tornando o segmento quase tão dinâmico quanto os de informática e telefonia móvel.
Analise econômica A economia brasileira cresceu 0,7% no quarto trimestre de 2013, na comparação com os três meses anteriores, o produto Interno Bruto brasileiro cresceu 2,3% em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Também tiveram crescimento o consumo das famílias (2,3%). cosmeticos2014 Oportunidade O emprego formal cresceu 0,32% nas regiões metropolitanas em setembro, equivalente a geração de +53.708 postos de trabalho. Este resultado decorreu da expansão em todas as nove áreas metropolitanas pesquisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com destaque para São Paulo (+ 14.785 ou + 0,22%). Gerando assim mais poder de consumo para as famílias.
Ameaças No setor externo, as importações cresceram mais (8,4%) do que as exportações, que tiveram alta de 2,5%. Gerando