Havaianas
Segundo o site oficial, as primeiras Havaianas surgiram no ano de 1962, inspirada na sandália japonesa Zori, feitas com tiras de tecido e solado de palha e arroz. Por esta razão, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz os grãos de arroz. Feito com material, inteiramente brasileiro a borracha, as sandálias Havaianas se tornaram a simples resposta para proteger os pés. Com o sucesso da sandália, logo surgiram imitações nos quais foram chamadas de “fajutas” pelos comerciais da época. No ano de 1970 foi lançado o slogan “As legítimas”, estreladas pelo Humorista Chico Anysio, que protagonizou as campanhas durante as décadas de 70 e 80. Em 1980 as sandálias Havaianas já vendiam cerca de 80 milhões de pares por ano, elas se tornaram fundamentais na vida dos brasileiros, sendo consideradas como um dos itens de cesta básica, como o arroz e o feijão.
Mas com o tempo as sandálias foram perdendo sua importância, desde seu lançamento em 1962 seus modelos e cores não sofreram alterações, ou seja, as Havaianas foram perdendo seu charme tornando-se um produto popular, destinado ao público menos exigente.
Com um produto destinado às massas, houve uma queda dos lucros, e o prestígio das Havaianas foi se perdendo.
Mais isso se modificou no ano de 1994, com o lançamento das Havaianas Top, modelos Monocromáticas das originais. A comunicação das Havaianas passou por uma grande modificação, o foco foi tirado das sandálias e transferido para as celebridades, houve o lançamento do slogan “Todo Mundo Usa”. Nas revistas, a explosão de cores e imagens divertidas dos anúncios traduziu o alto- astral da marca.
A partir de 1994, foram criadas novas cores, novas estampas e novos modelos. Com o novo reposicionamento, as sandálias conquistaramo mundo sendo vendidas nas vitrines mais concorridas de mais 60 países.
Desde 2003, as Havaianas participam do Oscar com modelos exclusivas que