Harrison Ribeiro Oliveira
Polo Corrente
1- A
2- B
3- O Poder Legislativo passou a contar com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, compondo o Congresso Nacional. Os Estados, ex-províncias, ao adotarem o regime federativo, passaram a ter mais autonomia, a poder organizar suas leis próprias, desde que respeitados os princípios constitucionais gerais. Seus governantes passaram a ser denominados presidentes de Estado.
5- A introdução do modelo burocrático na administração pública brasileira, promovida pelo DASP, se fortalece o princípio da meritocracia, em que os servidores passaram a ser selecionados mediante concurso público e promoção baseada em avaliações de desempenho. A questão está certa.
6- Técnico politico alguém que possui conhecimento técnico, mas que está sempre a serviço de grupos políticos que ocupam o poder de Estado e que, em última análise, definem as formas da ação das políticas governamentais.
Técnico a partir de seu conhecimento, executa ações de forma coerente, mas sempre o faz com o intuito de atingir objetivos que não são exclusivamente técnicos ou neutros, desprovidos de algum interesse político.
O gestor deve passar a impor medidas que assegurem ao cidadão a facilidade de acesso e disponibilidade de informações.
7- A
8- C
9- D
10- Clientelismo podemos definir como um jogo de relações entre grupos municipais e estaduais que incluíam empregos, participação em conselhos
Corporativismo e insulamento burocrático caminharam lado a lado com o processo de centralização e racionalização do Estado Brasileiro. Com o poder transferido para o Estado restava pouco para os governos estaduais que só tinham poder por causa do clientelismo que antigamente ficava nas mãos das elites regionais.