Logística
Resumo:
Esta pesquisa busca...
Palavras- chave: Logística, Logística estratégica,
ABSTRACT:
KEYWORDS:
1 Introdução
O objetivo deste trabalho é mostrar diferentes aspectos de logística se apoiando a artigos acadêmicos do SIMPOI entre 2006 a 2011.
As atividades logísticas no Brasil estão em constantes mutações, com adaptações e evoluções dos processos para disponibilizar infra-estrutura de transportes e comunicações, que caracterizam a logística moderna (GOMES & RIBEIRO, 2004). A gestão logística como função estratégica, ganhou crescimento no território brasileiro à partir da década de noventa, do século passado, com a privatização estrutural de alguns setores, a estabilização da moeda, a explosão do comércio com a globalização (FLEURY, 2000).
O processo de distribuição de cargas, ou entrega de mercadorias aos consumidores é diretamente afetada pelo tráfego urbano. A logística moderna precisaria estar apoiada numa rede de fornecimento estruturada para atender os consumidores ao menor custo de operação da cadeia de suprimentos. Harrison et al. (2003) afirmam que: “existem cinco maneiras de competir por meio da logística. São elas: qualidade, velocidade, tempestividade, flexibilidade e objetivos de custo”. Segundo os autores, qualidade significa realizar as tarefas dentro dos padrões desejados dos serviços, velocidade e tempestividade significa realizar com rapidez e na hora correta, flexibilidade e objetivos de custos é a capacidade adequar a novos ambientes a custos reduzidos. Desta forma, um gerenciamento moderno das cadeias de suprimentos alinha cooperação entre as organizações da rede para atingir maior eficiência nos processos e satisfação dos usuários (CHRISTOPHER, 2000).
Com as atenções voltadas para as questões ambientais e sociais e devido às suas características, o varejo tem uma vocação especial para participar e