011023052
3290 palavras
14 páginas
1MEDIDAS DAS FORÇAS DE CORTE NO TORNEAMENTO DURO
DE PISTAS DE ROLAMENTOS
Sergio Delijaicov sergiode@fei.edu.br Departamento de Engenharia de Mecânica, Centro Universitário da FEI
Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972 – 09850-901 – São Bernardo do Campo SP – Brasil
João Batista de Aguiar
Gilmar Ferreira Batalha aguiarjb2000@yahoo.com.br gfbatalh@usp.br
Dept. de Engenharia de Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, Escola Politécnica da USP
Av. Prof. Mello Moraes, 2231 - 05508-900 – Cidade Universitária – São Paulo - SP –
Brasil
Resumo. Forças de usinagem em torneamento de aços duros são difíceis de quantificar numérica e analiticamente. A experimentação é essencial na determinação das componentes destas forças onde altas velocidades de corte estão envolvidas. Este trabalho tem como objetivo a medida, a comparação e a análise destas forças. Um conjunto de experimentos foi conduzido para alcançar este objetivo. Transdutores instrumentados com sensores piezo-elétricos foram utilizados na aquisição de sinais das forças de usinagem.
Propriedades mecânicas e tratamentos térmicos, geometria, assim como os parâmetros do processo foram considerados. A influência dos mesmos nas componentes das forças de corte, durante a usinagem de pistas internas de rolamentos cônicos é medida e analisada.
Baseado na experimentação é proposta uma expressão de correlação entre a força de penetração e os parâmetros significativos do processo.
Palavras – chave. Torneamento de aços endurecidos, Parâmetros de corte, Esforços de corte. 2
1.INTRODUÇÃO
Ao contrário do que ocorre no processo convencional, no torneamento de aços endurecidos tensões residuais de compressão são introduzidas nas camadas superficiais e sub-superficiais. Aumenta com isto a resistência à fadiga da peça, Matsumoto et al(1), o que é particularmente benéfico nas aplicações envolvendo elementos girantes sob cargas externas, como os rolamentos. Thielle et al(2) afirmam que as altas temperaturas e o rápido
resfriamento