RESENHA Plat O
Iniciação à História da Filosofia: O período Clássico, Platão.
Edição: 6ª edição.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
Resenhista: Meg Cristina da Luz Carvalho.
1º semestre de Psicologia - Noturno
Professor (a): Alice Gabriel
Data: 01 de Outubro de 2014
Platão
Platão nasceu em Atenas no ano de 428 a.C., foi atleta, praticava arremesso de disco. Platão não era seu nome apenas um apelido, que significa “ombros largos” pois seu nome verdadeiro era Arístocles. Foi discípulo de Sócrates e tinha apenas 28 anos de idade quando seu mestre morreu. Ao contrário de Sócrates, Platão registrava suas ideias, são diálogos apoiados no pensamento Socrático.
Platão estudou Geometria, por esse motivo quando fundou sua escola filosófica mandou colocar na porta de entrada a seguinte frase: “Que ninguém entre se não souber geometria”. Platão faleceu em Atenas no ano de 347 a.C. Platão foi discípulo de Sócrates por mais ou menos dez anos, e foi depois da morte de Sócrates que Platão começou a escrever seus diálogos, nesses diálogos a figura central obviamente era Sócrates são 36 diálogos escritos por Platão. Platão estava disposto a resolver o problema do Conhecimento, como verdadeiramente conhecemos as coisas?
Para Platão o conhecimento, o saber, se identifica com o “bem”. Platão estava preocupado em fazer ciência mesmo que não soubesse. Ele queria descobrir o conhecimento verdadeiro, legítimo, imutável, atemporal. Sua preocupação devido à época era com a moral e a política, a democracia para ele estava ameaçada. Ainda mais que existiam os Sofistas que não estavam nem um pouco preocupados com o conhecimento verdadeiro. A ideia dos Sofistas era que não havia conhecimento verdadeiro (ceticismo) cada ser humano percebe o mundo diferente, de acordo com a sua opinião.
Eles possuíam e bem a arte da retórica. Essa arte tem a finalidade de argumentar, persuadir. Eles falavam tão bem, que mesmo que contassem uma mentira parecia ser verdade. Enfim não estavam preocupados