A Inclus O Digital Das Micro E Pequenas Empresas
As MPEs representam: 99% do numero de empresas formais, 56% de postos de trabalhos formais, 20% do PIB e 2,5% das exportações do país.
Elas estão presentes em todo o país e em todas as atividades econômicas, elas atuam em ambientes não adequados à sua realidade, outra questão real é a burocracia que dificulta à entrada e saída das empresas que resultam na maioria dos casos no fechamento dessas micro empresas, cerca de 50% fecham em apenas dois anos e mais de 60% em três anos, quando isso acontece vão-se poupanças pessoais, familiares, nome e sonhos, por água a baixo.
Com todas essas características, deve se pensar em estratégias de TIC, para não deixar que isto ocorra com outras empresas.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) têm causado mudanças significativas em toda a sociedade. No meio empresarial, as modificações decorrentes das TIC’s têm:
- proporcionado um ambiente competitivo as mais variadas instituições, inclusive as não tradicionais;
- causando o caimento de custos de processamento;
- influenciado o planejamento e redesenhado organizações.
As TIC’s possibilitam a melhoria de qualidade em diversos aspectos dos negócios. Pode-se ainda destacar a promoção de produtos bem como uso de novos canais de venda e distribuição, possibilitando novas oportunidades de negócios. É inegável as alternativas oferecidas.
O atendimento individual e coletivo de qualidade é uma prioridade estratégica do SEBRAE. O objetivo é prestar, por meio dos canais de atendimento, um serviço de primeira linha e continuado, possibilitando um relacionamento duradouro e assistido entre o SEBRAE e o empreendedor. Os empresários podem contar com o SEBRAE a qualquer hora, em qualquer localidade, de modo presencial ou à distância, para tirar dúvidas e receber orientações sobre como inovar os negócios já