Harmonizacao das normas contabeis
A harmonização das normas contábeis internacionais intensificou-se no inicio dos anos 90 com a crise no continente asiático, despertando a atenção para o fato das diferentes formas dos países daquela região apresentarem suas demonstrações contábeis, o que não atendia aos requisitos da globalização e tornando inviável investimentos pelo fato do desconhecimento das regras adotadas pelos países daquela região.
A harmonização das normas contábeis e um processo natural e necessário devido ao grande fluxo de negócios internacionais.
Estas normas tem como objetivo internacionalizar as informações contábeis, assim teremos uma linguagem única, facilitando a compreensão do desempenho das empresas e o mercado toma decisões com mais segurança.
No Brasil há dificuldade de implantar as regras emitidas pelo IASB, pois a cultura fiscalista e o direito romano impedem a adesão de forma mais rápida, mas já há no congresso um projeto de lei que visa agilizar as mudanças para a harmonização das normas contábeis. No Brasil, as empresas controladas por grupos europeus precisam seguir as normas brasileiras, no entanto precisam adequá-las aos padrões da comunidade europeia gerando muitas divergências.
A harmonização contábil é um processo em que vários países em comum acordo realizam mudanças em seus sistemas contábeis mas respeitando as particularidades de cada região, o que as torna mais difícil, pois ela tenta padronizar as normas mas também tem que atender as necessidades de cada país . Sendo as assim os investidores estrangeiros somente aplicaram seu capital onde se sentirem seguros e para isto a harmonização das técnicas contábeis é muito importante para determinar o nível de competitividade entre os países.
Neste contexto a contabilidade virou uma grande ferramenta para a gestão dos negócios, criando e mantendo empreendimentos onde investidores buscam em suas informações, aplicando seu capital em negócios arriscados ou