O impacto da harmonização das normas contábeis para os principios fundamentais da contabilidade.
INTRODUÇÃO
A Contabilidade Internacional é o estudo das normas contábeis vigentes no Brasil, na União Europeia, nos Estados Unidos e em outros países aplicáveis à Contabilidade Geral, tendo em vista a realização de operações internacionais e a captação de recursos financeiros.
A padronização dos procedimentos contábeis a nível internacional,vem sendo defendida como um instrumento necessário, para facilitar o ingresso de capitais e contribuir para a expansão dos negócios das empresas. A preocupação com a atualização, reformulação e adequação das normas e procedimentos contábeis no contexto do processo de globalização da economia mundial é um fato notório, que não pode deixar de ser registrado.
O IASB - Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade vem tentando unificar essas normas para que as Demonstrações Contábeis e a escrituração contábil obedeçam a padrões uniformizados mundialmente.
A internacionalização da economia e dos fluxos de capitais desafia a realidade econômica global e afeta diretamente a performance da gestão empresarial, principalmente nos investimentos societários e nos financiamentos dos empreendimentos das corporações.
No Brasil, foi instituído através da Resolução Nº. 1.055 de Outubro de 2005 um Comitê de Pronunciamento Contábil – CPC que tem como principal objetivo a convergência das regras, das normas e dos procedimentos contábeis aos padrões internacionais de contabilidade, visando facilitar o processo de elaboração e homogeneização