harmonizacao contabilistica internacional
1. Introdução
No contexto de um mundo globalizado, onde a mudança ocorre com extrema rapidez e a competitividade cresce à mesma velocidade, aumenta a necessidade de responder adequadamente a esta envolvente.
A professora nos impos este trabalho com o propósito de evidenciar a importância da Harmonização Contabilística Internacional, os seus recentes desenvolvimentos, perspetivas futuras, os impactos mundiais, e no tratamento de casos. Para entrarmos no contexto da implementação do novo normativo contabilístico nas demostrações financeiras das empresas tanto a nível nacional, regional e internacional.
Neste sentido, entende-se que a evolução para um normativo contabilístico internacional único, além de facilitar de forma clara a relação comercial e financeira nesse mercado global, tornar-se-á num instrumento imprescindível para o desenvolvimento dos mercados e consequentemente das empresas, sendo as Normas Internacionais de Contabilidade um meio para alcançar a tão desejada harmonização contabilística. Para se construir um conjunto de normas de contabilidade de aplicação internacional é necessário compreender a diversidade contabilística e as respetivas causas.
.
2. A harmonização contabilística internacional
A economia mundial sofreu nas últimas décadas um desenvolvimento extraordinário.
As trocas comerciais incrementaram, as forças produtivas passaram a deslocar-se com toda a facilidade e os meios de comunicação atingiram uma eficiência e rapidez que há poucos anos eram inimagináveis.
Os agentes económicos acompanharam este progresso, expandiram as suas relações e é cada vez maior o número de empresas a atuar a nível mundial. É a globalização da economia.
Simultaneamente, ocorre um desenvolvimento paralelo no mercado de capitais e nos mercados financeiros com a difusão e diversificação das operações existentes, a criação de novas operações e a transmissão de riscos empresariais.
Com efeito, o desenvolvimento económico assenta na